Com Tatiana Andrade - Assistente Social

domingo, 22 de julho de 2012

O que é Interdisciplinaridade?

Atualmente muitas escolas se esforçam em criar projetos interdisciplinares, universidades se alvoroçam para criar grupos de estudo com especialistas nas diversas áreas do conhecimento e o mercado exige um profissional multidisciplinar, multitarefa. Porém, segundo Ivani Fazenda, umas das expoentes na pesquisa da interdisciplinaridade, afirma que: “Muitos dizem que fazem projetos interdisciplinares, mas poucos fazem de forma consciente.”
A interdisciplinaridade está diretamente ligada à interação entre as disciplinas e não no contexto em que uma invade o espaço da outra. Na interação a preocupação está voltada em conhecer e relacionar os conteúdos. Não há quebra de barreiras entre as disciplinas. Na interdisciplinaridade há o fator de transformação e não de construção. No interdisciplinar as disciplinas estão em contato, mas dependem umas das outras, e por isso, não invadem o espaço alheio.
Quando os limites entre as disciplinas são quebrados, rompidos, o que temos é a transdisciplinalidade, pois se constitui nesse momento um sistema que ultrapassa as relações e interações.
Resumindo, no interdisciplinar, as disciplinas apenas se relacionam. No transdisciplinar não existem disciplinas, pois não existe separação ou quebra do conhecimento. O conhecimento aqui é totalidade e não junção de partes. 


COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO:
Achei este texto muito interessante, pois muitas pessoas falam sobre interdisciplinaridade mas não aprofundam seu conhecimento sobre este conceito que vem sendo exigido por várias políticas públicas e instituições que têm como foco o trabalho interdisciplinar. Em seu texto o professor Uemerson traz uma reflexão pertinente para o campo da educação. Como assistente social, percebo que a interdisciplinaridade não é muito trabalhada em algumas profissões, não por ser desnecessária, mas por conta do próprio individualismo e competição profissional que o sistema capitalista fortalece a cada dia. Desta forma,o trabalho intedisciplinar é imprescindivel para quem lida com a educação, penso que é o local onde os limites transdiciplinares e interdisciplinares estão sempre em choque. Mas, com muito diálogo e com a ampliação de espaços de fortalecimento da participação dos educadores e educandos - que devem fazer parte deste processo- creio que conseguiremos ampliar e aplicar este conceito.

2 comentários:

  1. Texto perfeito de Uemerson. Acho que ele poderia completar que a educação, por ser tão limitada em seus espaços, não tem se preocupado com esse novo conceito já que nossas escolas precisam estar sempre em constante mudança. Mas tb não se pode desprezar o fato d q existem ainda as necessidades de associação das disciplinas p/ a construção da educação, e isso é fato tanto p/ docentes quanto discentes. Portanto, estou no seu time amiga; acredito q em breve conseguiremos formar 'construção' e não apenas 'reprodução' e 'transformação' na educação brasileira.
    Prof. Jessica H. Binas.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela contribuição Jessica.
    Precisamos nos unir para encararmos definitivamente e criticamente que a Educação Brasileira necessita de serveras mudanças, precisamos capacitar os professores, unir a categora e aliar novas categorias que defendem os direitos sociais e educacionais. Abraços.

    ResponderExcluir

© Cidadania e Participação Social, Todos os Direitos Reservados.

Designed by Roberto Acioli - R Design