Com Tatiana Andrade - Assistente Social

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Serviço Social na Educação: Uma intervenção possível.



O Serviço Social na Educação é uma intervenção possível e necessária. A escola possui uma função social e se constitui como direito de todo cidadão e cidadã brasileiro (a). 

Desta forma, desde as bases que legitimam o Serviço Social como uma profissão que atua na perspectiva da garantia dos direitos sociais, a escola se constitui como uma instancia de atuação das (os) Assistentes Sociais. Precisamos mais do que nunca levar em conta o contexto histórico, ou seja, realizar um estudo que possa nos apontar com mais clareza os problemas sociais dos alunos (as), não olharmos somente para a escola como uma instituição onde os alunos aprendem, os professores ensinam e depois vão para suas casas. Precisamos interagir trabalhar interdisciplinarmente com demais profissões: professores, psicólogos, coordenadores, assistentes sociais, para realização de diagnósticos.

 A contribuição do Serviço Social no contexto educacional pode ajudar na identificação de problemas como: evasão escolar, violência, baixo rendimento escolar, que devem ser analisadas dentro de um contexto histórico, social, econômico e político, tendo em vista que maior parte da população vive em situação de pobreza e tudo isto influencia. Outra questão é fomentar seminários, palestras com os professores, e alunos e lutarmos juntos por uma melhoria na qualidade do ensino, mas investir em capacitações para os mesmos. Em fim, não é uma luta solitária, mas sim de categorias profissionais.

Mais sobre o assunto: http://meuartigo.brasilescola.com/educacao/a-politica-educacao-no-brasil-implantacao-servico-.htm
Pesquise sobre: Cartilha Serviço Social na Educação: http://www.cfess.org.br/cfess_diretorias.php

0 comentários:

Postar um comentário

© Cidadania e Participação Social, Todos os Direitos Reservados.

Designed by Roberto Acioli - R Design