Com Tatiana Andrade - Assistente Social

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Democracia Política Existe?


Hoje em dia é muito comum escutarmos esta palavra principalmente entre os políticos que se aproveitam do período eleitoral para florear o conceito de democracia sem ao menos exercitá-lo ou compreende-lo. Assim, na dinâmica da sociedade percebemos que devemos analisar a história e com ela absorvemos e compreendermos por que a democracia é algo que inquieta e por que muitos ainda não conseguem exercita-la. 
Nunca tivemos e nunca teremos uma democracia política, pois, sempre haverá exploração de uma classe social sobre outra, se fossemos totalmente igualitários não teríamos rico nem pobre, teríamos igualdade social, conceito distante de acontecer, porem é amenizado pelas políticas sociais. É certo que a democracia abriu espaço para que obtivéssemos um modelo federativo, descentralizado e etc, mas o que esquecemos é que até mesmo o poder esta centrado nas mãos de quem detém maior poder aquisitivo e que com certeza amplia suas riquezas e o poder de manipular. Assim acontece com os grandes partidos, onde os intelectuais compartilham da mesma ideia e objetivos e os partidos independentes que não possuem tanta influencia financeira com os grandes poderosos não conseguindo chegar ao poder e na maioria das vezes vendem-se ou aliam-se não por interesses de classe, mas por cargos. 
E assim, ficamos nós, o POVO a ver navios, sem esperança de que um dia compreenderemos esta dinâmica tão desigual, tão desesperadora pelo poder e pergunto-me há realmente democracia política? Os partidos estão prontos, arrumadinhos, mas quem tem mais aliado consideram-se com maior liderança, o que pensar de Lula, um revolucionário no qual sempre me espelhei, aliou o PT com diversas ideologias, nomeando vários ministros e secretários de diversas vertentes e ideologias, mas alguns dizem que se ele não tivesse feito não teria ganhado as eleições presidenciais. 
Desta forma, vejo que há democracia nos grupos políticos, mas para o povo não existe, temos que nos submeter a votar nos candidatos apresentados pelo partido que já vem prontos, vocês podem se perguntar: Mas não foi o povo quem escolheu? Eu respondo: que povo participa do partido? Qual a representatividade da sociedade civil organizada dentro dos partidos? O povo realmente decide?
Leia Mais...

Serviço Social e Psicologia reforçam atuação da Assistência Social.


Trabalho das duas categorias no Suas foi tema da teleconferência exibida pela TV NBR/MDS. Emissora retransmite o programa quarta (21), sexta (23) e domingo (25) Brasília, 19.
 Os profissionais de serviço social e de psicologia são atores importantes na construção das políticas de assistência social, tanto na estruturação de equipamentos e serviços como na organização e planejamento, além da prestação direta atenção à população em situação de vulnerabilidade e risco.

 “São duas categorias essenciais que trazem profissionalismo para as políticas públicas, prestadas anteriormente por voluntários. Dentro da sua especificidade, elas têm competências para a construção de um Brasil mais justo, mais democrático”, destacou a secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Denise Colin. 

Ela participou, na manhã desta segunda-feira (19), da teleconferência sobre gestão do trabalho, contribuições e perspectivas do serviço social e da psicologia para o Sistema Único de Assistência Social (Suas), exibida pela TV NBR. O programa ainda contou com a participação da diretora do Departamento de Gestão do Suas, Simone Albuquerque; do coordenador-geral da Gestão do Trabalho do Suas, José Crus; da conselheira do Conselho Federal de Serviço Social (Cefss), Marlene Merisse; e da conselheira do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Márcia Mansur. Atualmente, 25 mil profissionais de serviço social e 20 mil psicólogos atuam nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) em todo o Brasil. De acordo com a conselheira do Cefss, o serviço social e a assistência social têm uma origem comum. Marlene lembrou que a política de assistência social surgiu quando os profissionais da área perceberam que ações mais estruturantes eram necessárias para a superação das desigualdades. 

“Hoje, temos o Sistema Único de Assistência Social, resultado de um processo em construção para afirmar direitos. E essa relação nossa com o Suas e com o MDS tem sido muito produtiva".

O trabalho nos Creas e Cras é desenvolvido por uma equipe interdisciplinar, constituída por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais que integram a equipe de referência, com uma ação articulada, pautada pelas necessidades reais da população. “A gestão do trabalho é uma área estratégica no Suas, com uma análise muito detalhada das informações do trabalho e dos trabalhadores e diversas agendas de qualificação profissional. Estamos em fase final de construção de uma política nacional de educação permanente para todos os trabalhadores do Suas”, acrescentou José Crus. Recentemente, o ministério instituiu o Programa Nacional de Capacitação da Assistência Social (CapacitaSuas), que pretende qualificar, em parceria com os governos estaduais, 37 mil trabalhadores a partir do próximo ano. Ascom/MDS (61) (61) 3433-1021

COMENTÁRIO DO TEXTO 
A interdisciplinaridade é um tema que deve estar na agenda de todo  profissional, principalmente os que atuam em áreas que lidam com famílias e vulnerabilidades. As (os) Assistentes Sociais e Psicólogas (os) são grandes parceiras (os) no planejamento e acompanhamento das atividades desenvolvidas nos CRAS e CREAS. Percebo que a Assistência Social tornou-se um campo muito promissor para essas duas áreas, o que devemos analisar é que ainda precisamos de maior capacitação para estes profissionais, embora o MDS tenha promovido oficinas virtuais, precisamos de uma atuação forte dos Estados e Municípios para a elaboração do Plano de Cargos e Carreira destes profissionais, qualidade de trabalho e acesso aos bens e serviços que possa permitir uma intervenção qualificada.
 

Leia Mais...

© Cidadania e Participação Social, Todos os Direitos Reservados.

Designed by Roberto Acioli - R Design