Com Tatiana Andrade - Assistente Social

sábado, 7 de setembro de 2013

42º Encontro Nacional Cfess-Cress em Recife/Pe..


TEMPOS DE DIZER QUE NÃO SÃO TEMPOS DE CALAR!

 “Nesses tempos de dizer que não são tempos de calar, é novamente um momento de reafirmarmos nossa luta contra a política neoliberal no Brasil e pelo fortalecimento dos princípios e valores de nosso projeto profissional”. Foi o que refletiu a presidente do CFESS, Sâmya Ramos". 

O Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS é um importante espaço deliberativo da categoria de assistentes sociais no Brasil. É o local onde o serviço social brasileiro define as estratégias e ações que regerão as atividades dos Conselhos no próximo ano. Em 2013, o evento ocorre em Recife (PE), entre os dias 6 e 8 de setembro, realizado pelo Conselho Federal e pelo Conselho Regional de Serviço Social de Pernambuco (CRESS-PE). Em seguida, a presidente da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, Regina Ávila, reafirmou a necessidade de fortalecimento da luta contra a precarização da formação e do exercício profissional, “Isso exigirá de nosso coletivo a construção de estratégias cada vez mais radicalizadoras para o enfrentamento dessas situações”, declarou a professora. Ela acrescentou ainda a importância da discussão e apresentação do novo documento sobre o ensino à distancia em serviço social. Já o presidente do CRESS-PE, Celso Severo, registrou a sintonia dos debates do serviço social com a realização do mais importante evento da categoria na capital pernambucana. “Isso, pois nossa cidade, tão linda e multicultural, é também expressão de significativas contradições e expressões da questão social”, observou o conselheiro. 

COMENTÁRIO
Estava refletindo com uma colega sobre os desafios postos na sociedade e para nós Assistentes Sociais, tendo como pano de fundo o legado da Intenção de Ruptura e seus rebatimentos no modo de operacionalizar a profissão. Estamos diante de um Estado cada vez mais truculento, ausente, ineficiente e de uma política neoliberal, que entre outros aspectos, apresentam-se como desafios para a profissão, pois,  lutar pela garantia de direitos e fortalecer o Projeto Ético Político Profissional e romper com as amarras burocráticas do Estado em meio a este cenário exige no mínimo um compromisso ético e político com a profissão. E por estarmos inseridos na divisão sócio-técnica do trabalho, no Capitalismo, o processo de alienação X autonomia se intensifica. Devemos exigir profissionais cada vez mais qualificados, lutar pelo fortalecimento constante do nosso Projeto Ético Político. Parabéns ao CEFESS/CRESS/ABEPSS/ENESSO!!!!!!
Leia Mais...

© Cidadania e Participação Social, Todos os Direitos Reservados.

Designed by Roberto Acioli - R Design