MANIFESTO
Em defesa dos hospitais universitários como instituições de ensino pública-estatal, vinculadas às universidades, sob a administração direta do estado:
Contra a implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares nos hospitais universitários (HUs) do Brasil
A Frente Nacional contra a Privatização da Saúde aqui vem manifestar a sua posição contrária à implantação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos Hospitais Universitários e em qualquer outro Hospital-escola do país, porque considera a sua implantação uma afronta:
1) Ao caráter público dos HUs e à sua característica nata de instituição de ensino vinculada à Universidade;
2) Um desrespeito à autonomia universitária garantida no artigo 207 da Constituição de 1988;
3) Um risco à independência das pesquisas realizadas no âmbito dos HUs;
4) Uma forma de flexibilizar os vínculos de trabalho e acabar com concurso público;
5) Além de prejudicar a população usuária dos serviços assistenciais prestados pelos Hospitais-escola e de colocar em risco de dilapidação os bens públicos da União ao transferi-los a uma Empresa.
Impedir a implantação da EBSERH (Lei nº 12.550/2011) nos hospitais-escola federais significa evitar a privatização do maior sistema hospitalar público brasileiro, composto por 45 unidades hospitalares. A implantação desta Empresa representa uma séria ameaça para o Sistema Único de Saúde, consolidando o projeto privatista em curso.
Pela Defesa dos Hospitais Universitários:
Concurso Público Já!
Por um Sistema Único de Saúde – SUS - Público e Estatal!
“O SUS é Nosso, ninguém tira da gente,
Direito garantido não se compra não se vende!”
Participe desta Luta!
Frente Nacional contra a Privatização da Saúde
Fonte: www.contraprivatizacao.com.br
COMENTÁRIO
Sabemos muito bem que o sistema Neoliberal prima pela "mão invisível do Estado", ou seja quanto menos participação Estatal melhor. Até quando privatizaremos nossos patrimonios em prol da glogalização desenfreada? Isso é um absurdo, pagamos tantos impostos, e o SUS que era para ser um direito de todos anda mais que precário, o que é Universal? nossos impostos? nossa cara de palhaço frente a um governo egoísta? Vamos nos unir SOCIEDADE!! VAMOS FAZER A REVOLUÇÃO!
