Algumas pessoas costumam dizer que em uma situação de discussão o silêncio é a melhor arma, ou preferem afirmar que o tempo resolve tudo. Se conciliarmos o tempo com o silencio produziremos algo que somente nós poderemos explicar os efeitos positivos ou negativos desta ação. Prefiro acreditar que o silencio seja uma arma consciente que obtemos para refletirmos ou fazer com que uma situação seja contornada da melhor forma possível.
O silencio deixa as pessoas confusas e pensativas. Posso dizer que é uma arma para o bem ou para o mal. O silêncio da noite calar-se, abster-se da comunicação, reflexão, sossego, ficar em silêncio.
Algumas situações requer muita maturidade, um grande amigo meu um dia me disse que na força do silencio ele podia observar com mais calma e tranqüilidade as situações que a vida lhe proporcionava. Muitos o chamavam de lento, devagar, e cobravam-no incansavelmente uma atitude firme para resolver com bastante eficácia o problema apresentado. Ora, a pressa é a inimiga da perfeição. Talvez meu amigo esteja coberto de razão, pois, a paciência, a observância nos torna mais eficientes, onde a força do silencio produz efeitos inimagináveis nas pessoas.
Vai ver que Deus esteja certo também, pois, Ele trabalha no silencio. Uma musica que gosto muito diz: “no silencio de Deus vejo a promessa chegar” Isso! O silencio é divino! Porque não o usamos para refletirmos, e criarmos estratégias para nossas vidas?
Se Deus age no silencio foi através dele que Sara tanto orou e esperou ter um filho já idosa, nesse tempo provavelmente ela refletiu bastante sobre tantos aspectos de sua vida que o silencio de Deus proporcionou a ela durante anos. Ou quando Jó teve que esperar sem explicações no silencio de Deus e obteve grandes bênçãos após um longo período de espera, doenças e perdas . Assim, nesse sentido, o silencio produz reflexão - ação - reflexão.
Vivemos ou sobrevivemos num mundo que nos exige respostas rápidas e objetivas. Às vezes é melhor nos calarmos, para obtermos resultados posteriormente, devemos colocar as pessoas para sentir o peso do silencio, só assim e com muito esforço perceberão que as respostas estão dentro delas mesmas.
Consigo perceber que a paciência esta inteiramente conectada com a nossa capacidade racional de exercer a força do silencio. Visualizo, que todas as vezes que meu grande amigo ficou calado, observando ou ate mesmo servindo como motivo de “chacota” ele estava apenas exercitando a força do silencio, que é uma virtude de poucas pessoas, cabe a nos mesmos sabermos se vamos usá-la para o bem ou para o mal.
Você é a Força do Silêncio!
Tatiana Andrade.

0 comentários:
Postar um comentário